quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Placa Mãe




Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico/electrónico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.

TIPOS DE PLACAS MÃE:


A Placa Mãe é uma placa de circuito impresso constituída por diversos buses. E através das linhas de conexão existentes na placa, que ocorre a comunicação do processador, memória e outros componentes. Existem placas mãe onboard, quer dizer que incorporam nela placa de som, placa de vídeo que normalmente são instalados posteriormente em placas de expansão. A placa mãe e a base do computador nela são encaixados todos os componentes essenciais para o funcionamento do computador, como:



CHIPSET- (Gerencia os buses)
BIOS- (Memória onde armazenam as informações de inicialização, como informações necessária para o HD funcionar, qual dispositivo usar para dar o boot.)
MICROPROCESSADOR ou PROCESSADOR- (Executa cálculos que constituem os programas)
MEMÓRIA- (Armazena as informações)
SLOTS DE EXPANSÃO- (Onde são conectados placa de som, modem, placa aceleradora 3D etc.)
PILHA DO SISTEMA- (Que conserva a hora e data e as configurações do bios)




Existem dois tipos ou padrões de placas mães, as tipo AT e a padrão ATX. Encontram-se diferenças notáveis em relação ao padrão AT para o ATX que em vários pontos é bem melhor do seu antecessor .
AT- O padrão AT utiliza para a conexão do processador o slot 7 e costuma ter conectores para memória SIMM. Esse padrão perde para ATX em relação a distribuição de dispositivos como a localização do processador que fica atrás dos slots de expansão PCI, que por esse motivo não pode ser de tamanho completo, os conectores dos dispositivos ficam muito longe um do outro, ocasionando uma baderna na organização interior do pc.
ATX- Nesse padrão é utilizado o Slot 1 para a conexão do processador, com conectores para Memória DIMM. Com várias vantagens em relação ao seu antecessor, a placa padrão ATX tem seu processador localizado em um lugar onde não inutiliza nenhum slot PCI, todos ele podem ser de tamanho completo, além dessa vantagem as placas desse padrão tem, embutido, conector de teclado e mouse tipo PS/2, porta de impressora e em algumas placas dois conectores para bus USB, que na placa AT precisavam de placas de expansão. Outra vantagem muito importante foi em relação ao controle de energia, foi introduzido o padrão ACPI, que através deste padrão pode-se programar o PC para que desligue e ligue automaticamente, que dê o boot automático por estimulo de uma chamada telefônica.





A placa-Mãe ou Mather Board é responsável pelo suporte do processador e de todos os outros componentes do computador é ela quem estabelece a comunicação entre todos os circuitos e placas no computador, sua importância é realmente muito grande






É um local reservado ao encaixe do microprocessador. As Placas Mães Pentium usam Soket 7 para receber um processador Pentium, que pode ser MMX ou não. Já as placas Mães Pentium II usam um soquete diferente como um Slot devido o sistema de encaixe diferente no Pentium II (como um cartucho de vídeo Game).




Os Slots de Expansão
Os Slots são fendas conectoras, na placa, destinadas à conecção das pacas do computador, como por exemplo, a placa de vídeo.
Existem 03 tipos de Slots: ISA com barramento de 08 e 16 bits, VLB com barramento de 32 bits e PCI, que é o mais usado em placas Mães modernas com barramentos de 32 para 486 e 64 bits para Pentiums.
O Cache de Memória
É uma espécie de memória RAM muito rápida e muito cara serve de mediador entre o processador e a memória RAM tornado o trabalho mais rápido. Por ser muito cara existe um pouco de Cahe instalado na placa Mãe (256 K ou 512 K).
A preferencia é pelas placas que possuem 512 K de Cahe porém existem placas que possuem Cache instalado, possuindo um soquete especial para a adição de cache.
O Cache de Memória tornou-se tão importante que se um computador não tem cache de memória ou este está desabilitado, fica tão lento que não vale a pena trabalhar com ele.
Más é preciso ter cuidado pois existem placas-Mãe com cache falso no mercado, para sua segurança, ao comprar uma placa-Mãe, procure pessoal especializado.
O ChipSet é um pequeno microprocessador instalado na placa mãe para efetuar processamento de apoio ao processador principal identificando e gerenciando recursos como o sistema de barramento, portas, os slots , etc, sao de fundamental importancia. Os ChipSets possuem driveres instalados no windows 95 e 98 porém alguns necessitam ser instalados apartir de programas fornecidas com a placa Mãe, como é o caso de algumas placas Mães Pentium II cujos ChipSet's não são reconhecidos altomaticamente pelo Windows 95.

Nenhum comentário: